Você já deve ter notado duas coisas sobre mim: uma delas é que gosto de preparos rápidos e fáceis. E a outra é que não falo muito em doces…

Não é que eu não goste de doces, mas meu paladar tende mais para o salgado. Em casa não tenho “formiguinhas” também…a consequência é que não sei fazer muitos doces!  No último dia das mães passei um aperto por causa disso: resolvemos fazer uma reunião de primos, tios, filhos para comemorar juntos, e coube a mim fazer sobremesa! Responsabilidade muito grande, minhas primas são doceiras de primeira! Mas antes que apelasse pro sorvete, fui pesquisar cadernos e livros pra me inspirar e decidi fazer duas receitas.

Uma delas minha muito conhecida dos tempos que tinha o bistro porque fazíamos e era um sucesso: cheese cake.

Essa receita não é a original americana. Lá eles fazem um cheese cake assado. A nossa receita é mais fácil!  E lá no bistro a gente fazia a massa. Hoje vou te dar a receita com a massa de biscoito, que é… mais fácil! Vamos lá:

Para a massa você vai precisar de um pacote de 200 gramas de biscoito maria ou maisena e 140 gramas de manteiga. Passe pelo processador até virar uma farofinha. Com essa farofinha você vai cobrir o fundo e as laterais de uma forma com fundo móvel pra desinformar quando for servir.

Agora vamos ao creme: 100 gramas de creme de leite (se você tiver o fresco, é melhor), 250 gramas de cream cheese, 80 gramas de açúcar, 6 gramas de amido de milho, 1 ovo, 1 colher de sobremesa de gelatina em pó sem sabor, suco de meio limão e algumas gotinhas de essência de baunilha. Use uma batedeira para misturar todos os ingredientes até formar um creme liso e homogêneo. Cubra a massa de biscoito com esse creme e leve ao congelador por no mínimo 1 hora antes de servir.

Na hora de servir, coloque uma cobertura de geléia. Eu faço uma com morangos, cheia de pedaços, que combina superbem com o cheese cake. Uma caixinha de morangos em pedaços grandes, uma xícara de açúcar mascavo, uma colher de chá de vinagre branco. Leve tudo ao fogo e deixe cozinhar até que os morangos murchem e forme um caldo grossinho. Delícia!

No bistro fazíamos com geléia de goiaba, que também fica ótimo. Você pode variar, por exemplo misturando frutas picadas com uma geléia, ou uma calda de caramelo. Mas tem que colocar frio em cima do creme, senão ele derrete!

Ah, e tire do congelador uns 15 minutos antes de servir pra não ficar muito duro.

A outra receita que fiz foi  espetacular :

Pudim de Claras

Nunca tinha feito, e fiquei com um certo receio de não dar certo. Eu e as claras em neve não nos damos muito bem… Vivo tentando fazer a Pavlova, aquela torta de suspiros, e nunca dá certo!

Mas o pudim… Olha, ficou maravilhoso! A textura é inacreditável! Parece que você está degustando um pedaço de nuvem! Super delicado e não é muito doce, do jeito que eu gosto. Anota ai.

Para o pudim: 8 claras, 3 xícaras de açúcar, e colher de chá de essência de baunilha. Bata as claras em neve bem firme. Vá juntando o açúcar aos poucos, batendo sempre, até ficar com a textura de suspiro.

Faça um caramelo com 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água. Leve ao fogo, mexa e deixe caramelar. Com esse caramelo, unte uma forma de bolo alta, daquelas que tem um cone no meio. Passe o caramelo nela toda.

Coloque cuidadosamente o suspiro na forma e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, em um banho maria por aproximadamente 35 minutos ou até que você espete um palito e ele saia limpo. O suspiro cresce muito, mas depois ele murcha. Evite espetálo enquanto ele está crescendo, ele pode murchar mais do que devia.

Quando assar, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Para colocar por cima do pudim na hora de servir, fiz uma calda de caramelo com nozes assim: 150 gramas de nozes picadas grosseiramente, 1 xícara de açúcar numa panela. Fogo médio, vá mexendo até o açúcar caramelar. Ai junte 1 xícara mais um quarto de xícara de creme de leite. Se tiver o fresco, melhor. Mexa até o açúcar derreter todo. Deixe esfriar bem antes de cobrir o pudim. As nozes, você pode substituir por outra castanha.

Na hora de servir, para desenformar o pudim, coloque a forma rapidamente sobre uma chama do fogão. O caramelo cristalizou na geladeira, precisa derreter ele um pouco pra desenformar.

Caramelho de nozes por cima, é hora de se deliciar com bocadinhos de nuvem!